terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Alimento este dia, de Saudades!

Hoje ser dia 24 de Dezembro, é uma realidade, e mesmo que eu me quisesse esquecer ou abstrair disso, o calendário comprova-o, a azafama vista e sentida nos últimos dias, também. Não cá por casa, que por cá estamos descansados, e assim agradecíamos que continuasse. Não é Natal para mim! Do verdadeiro Natal, sinto eu falta, daquele que para mim me realizava verdadeiramente. As minhas avós, a minha de sangue, e a minha de sangue emprestado, as duas começavam a cozinhar cedo, aqui, neste cantinho, neste mesmo cantinho onde eu estou agora com a lareira acesa e o coração quente de memórias entregue à escrita. O comer, esse, era sempre o mesmo. Bacalhau com batatas e couves. Não sabia do perú, não sabia da lampreia de ovos, não sabia do tronco de Natal. Mas sabia do quão bom era a agitação de 18 pessoas na mesa. Sabia o quão bom era ser a mais nova, a mais pequenina, a mais menininha. Soube aproveitar os abraços e os colos quentes dos meus, e dos que não eram meus, mas que se tornaram, e dar valor aos sons dos risos que estas paredes ouviram comigo. Sinto um Natal diferente, um Natal de Saudades. Um Natal que não é por ser Natal que me lembra, que me faz pensar. Um Natal que é meu todos os dias, porque não me sai da cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário