quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Observação! Cusquice ou não?

Pode haver quem considere a observação como um acto cabaneiro, de cusquice. Mas eu acho-me detentora de algum poder de observação, e não o vejo com esses olhos. A meu ver, a observação, permite-nos olhar a vida de outra maneira, permite-nos comparar realidades. Perceber se a pessoa que eu vi ontem, e me disse bom dia, foi a mesma que eu vi hoje e que me vai permitir dizer bom dia também. Faz-me aperceber que apesar de estar numa Cidade, e de não conhecer grande parte das pessoas, me cruzo com as mesmas, um grande número de vezes. Faz-me aperceber de que realmente as pessoas são rotineiras, e que todos os dias mais minuto menos minuto, vai passar aquela mãe com aqueles filhos a caminho do Colégio que levam estampado na indumentária. Há agitação e há bulício, e mesmo enquanto dormimos, o Mundo não pára, à nossa volta não pára, mesmo que o fuso horário seja o mesmo. Logo de manhã, passam por mim ambulâncias em Missão Urgente de Secorro. As amarelinhas do INEM, aquelas que nós não nos apercebemos, mas que trabalham noite e dia, por vidas, ou não, muitas das vezes. E que basta observarmos, para nos apercebermos. Continuam a achar que observar é mau?

Nenhum comentário:

Postar um comentário